Torta rústica de qualquer coisa

torta rust-3-1

Tem dias que a gente quer lanchar algo diferente, que nunca fez. De vez em quando tenho esses impulsos… Posso estar cansada como for, mas coloco uma coisa na cabeça e quando vejo já estou na cozinha. Tinha tempo que queria fazer uma torta rústica. Me agrada muito esse acabamento irregular, afinal de contas coisinhas modeladinhas, decoradinhas e bonitinhas não são muito o meu forte. rs

Tinha testado algumas receitas, mas dessa vez queria algo com farinha integral e sem ser à base de manteiga. Lembrei, então, de uma receita do Caldeirão da Bruxa Solar que me deixou com água na boca e resolvi testar a massa da Sandra. O recheio foi meu improviso. :)

A massa é assim:

1/4 xícara (chá) de azeite
1/3 Xícara (chá) de água morna
1/4 colher (chá) de sal
1 xícara (chá) de farinha de trigo branca
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo integral
Primeiro, coloque as farinhas em uma tigela. Em outra vasilha, bata levemente o azeite, a água e o sal até ficar uma mistura esbranquiçada. Despeje esse líquido sobre as farinhas e mexa até incorporar. Transfira a massa pra uma bancada e vá amassando até ficar homogênea. Faça uma bolinha, cubra com papel filme e deixe a massa descansando na geladeira por 30 minutos. Passado esse tempo, abra a massa com um rolo até obter um disco de aproximadamente 30 centímetros de diâmetro. Não precisa ser muito certinho… lembra que ela é bem irregular? ;-)
Transfira a massa para uma assadeira e coloque o recheio deixando uns 5 centímetros de borda.
O recheio dessa eu fiz misturando ricota (aqui tem receita de ricota caseira), um pouquinho de muçarela, cebola, azeitona e tomate. Para ficar mais bonita, cortei os tomates em pétalas. Reguei com azeite e salpiquei umas ervas. Tomilho e alecrim ficam uma delícia com tomate e azeite! Manjericão também!
Depois de colocar o recheio, é só dobrar as bordas por cima dele, de maneira bem irregular, e levar ao forno pré aquecido até que a massa fique crocante.
Essa massa é mais fácil de trabalhar do que as amanteigadas (ainda não desisti delas e em breve trarei uma receita!), uma boa opção para quem não come manteiga por qualquer razão, e bem versátil, pois você pode fazer com qualquer recheio. O que vier na cabeça mesmo!
torta rust-4-1
{Ana}

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>