Torta de liquidificador de atum (ou do que sua criatividade mandar!)

torta_atum-4-1

Comida faz parte da nossa afetividade e tenho mais certeza disso cada vez que me deparo com um prato que me leve pra uma certa época da vida. Torta de liquidificador me leva pra minha infância, pra minha adolescência, pra quando a #chatinha era pequena… pensando bem, esteve sempre presente em minha vida.

Pode não ser uma massa super elaborada, que exija técnicas complexas e tal, mas é uma receitinha que funciona que é uma beleza! Especialmente quando vem aquela pergunta “e aí, tem o que pra jantar hoje?” e você está cansada, preferindo uma série na tv do que horas na cozinha.

Acontece, que mesmo sendo muito simples, já fiz umas receitas que não me agradaram muito. Até que testei essa… A original não leva gordura, mas achei que no dia seguinte a torta ficou um pouco seca. Então, tomei a liberdade de colocar um pouquinho de manteiga.

Antes de fazer a massa, prepare o recheio da sua preferência. O meu foi assim:

2 latas de atum

Cebola e cenoura bem picadinhas (sim, você pode passar no processador)

Azeitonas a gosto

Queijo branco em cubinhos

Abobrinha (primeiro fatiei no mandolim e depois cortei em tiras bem fininhas)

Coentro e cebolinha picadinhos

Azeite, sal e pimenta do reino a gosto

Só misturar tudo. Aqui vale colocar o que você gostar, o que sua criatividade mandar, ok?

Recheio pronto, vamos para a massa:

2 ovos

2 xícaras de leite

2 colheres de sopa de manteiga

100g de queijo ralado

2 xícaras de farinha de trigo

1 1/2 colher de sopa de fermento em pó

1 pitadinha de sal, se necessário (cuidado com o sal do queijo! experimente antes de colocar o sal)

Primeiro bati os ovos, o leite e a manteiga no liquidificador, depois acrescentei o queijo e bati mais um pouco. Acrescentei a farinha de trigo e o fermento, batendo bem pouquinho apenas para misturar. Pode usar o modo “pulsar” do liquidificador. Despeje a metade da massa em uma forma untada e enfarinhada. Coloque o recheio delicadamente, certificando-se de que cobriu toda a superfície e finalize com o restante da massa. Salpique queijo ralado e asse em forno pré-aquecido a 180°. Usei uma forma de 23 centímetros de diâmetro e levou cerca de 45 minutos para assar completamente, mas esse tempo vai variar de acordo com o forno.

torta_atum-3-1

torta_atum-5-1 torta_atum-7-1 torta_atum-8-1

É fácil e rápida de fazer e sempre agrada… pelo menos aqui em casa! Foi difícil convencer o Nêgo a esperar eu fazer a foto, pois o cheiro estava delicioso. ;-)

{Ana}

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>