Ricota caseira pra fazer agora mesmo!

ricota-1-1

Que tal fazer sua própria ricota pra já? Você só vai precisar de leite (quanto mais natural e livre de conservantes e essas coisas industrializadas, melhor!), um pouquinho de vinagre (ou suco de limão) e sal pra temperar. Mole, né?

Leve um litro de leite ao fogo e quando começar a abrir fervura, desligue. Acrescente o vinagre ou o suco de limão aos poucos, colher por colher, apenas o suficiente para talhar o leite, separando o soro da parte sólida. Se for usar o suco de limão e não quiser gominhos de limão no queijo, melhor coar antes. Tempere com um pouquinho de sal e deixe esfriar.
Quando estiver frio, escorra num pano bem fininho e limpo e vá apertando delicadamente para tirar o soro da massa. Está pronta sua ricota!
Eu coloquei a massa da ricota em um ramequim forrado com filme plástico (para conseguir desenformar) e levei pra geladeira de um dia para o outro.

Gosto muito de usar ricota como base para pastas. Dá uma consistência boa, sem deixar sabor forte de queijo. Já inventei um monte de pastas… ervas, azeitona, alho. Se joga!

Referência: Panelaterapia

{Ana}

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>