Quibe vegetariano de forno

quibe_veg-6-1

Essa receita é gostosa e leve, perfeita para os dias em que queremos uma refeição sem carne. Procuro sempre colocar pratos vegetarianos em nosso planejamento semanal. É uma forma de termos uma alimentação mais variada e nutritiva. E com a correria do dia-a-dia, melhor ainda quando é algo prático e fácil de fazer.

Vamos aos ingredientes:

2 xícaras de trigo para quibe

2 xícaras de purê de abóbora

Ricota a gosto

1 cebola pequena

3 dentes de alho

Hortelã, raspas de limão, salsinha, azeite, sal e pimenta a gosto

Primeiro, cozinhe a abóbora da forma que preferir. Como estava com pouco tempo, não daria para assar no forno, então cozinhei no vapor mesmo. Amasse a abóbora e reserve.

Hidrate o trigo com duas xícaras de água morna por 20 minutos. Enquanto isso, refogue a cebola e o alho com um pouco de azeite. Junte a abóbora amassada e tempere com sal, pimenta ou outro tempero de sua preferência.

Após os 20 minutos, escorra o trigo com o auxílio de uma peneira e coloque numa tigela. Tempere com hortelã e salsinha bem picadinhas, sal, pimenta, raspas de limão e azeite. Adicione o purê de abóbora e misture bem, formando uma massa.

Em um refratário de vidro untado com azeite, coloque metade da massa, recheie com a ricota esfarelada (a quantidade vai depender do quanto você gosta de queijo) e cubra com o restante da massa. Regue com azeite e leve ao forno médio para assar. Se preferir, faça sua ricota caseira, como eu fiz, e tempere processando com ervas frescas, alho, hortelã. Um pedacinho de dedo de moça cai muito bem! Para esse quibe, sugiro receita dobrada da ricota.

Para acompanhar, que tal uma saladinha? Servi com uma salada de quinoa, tomate, pimentão amarelo, cebola, azeitona, temperada com azeite, limão, sal e pimenta. Com esse tabule de quinoa também fica perfeito!

quibe_veg-2-1 quibe_veg-3-1 quibe_veg-6-1 quibe_veg-7-1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>