Panquecas com molho “parece, mas não é”

panq espinafre-1-1

Minha missão ultimamente tem sido colocar uma roupagem de lanche a legumes e verduras para que a #chatinha se alimente melhor. Uma das opções é panqueca! É fácil de fazer e uma delícia.
Dessa vez o recheio foi de espinafre e o molho vermelho de beterraba com cenoura. Antes que você torça o nariz, posso dizer que esse molho foi uma grata surpresa.
Eu ia testar uma receita nova e mais saudável de panqueca, mas não tinha alguns ingredientes em casa. Então, apelei pra receitinha normal mesmo, mas coloquei um pouquinho de linhaça pra ela ficar pintadinha. Vamos à receita?

Massa:
1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de amido de milho
1 ovo
1 xícara de leite
linhaça e sal a gosto

Só bater tudo no liquidificador. Aquecer uma frigideira antiaderente, colocar uma concha de massa e espalhar bem para ficar fininha.

Recheio:
1 maço de espinafre lavado e picado
Cebola e alho a gosto
Cogumelos Paris bem lavados e laminados
1 cenoura ralada
Azeite para refogar
Sal e pimenta a gosto

Refogue a cebola e o alho no azeite. Quando estiver dourando, junte os cogumelos e refogue mais um pouco. Em seguida, coloque o espinafre e tempere a gosto. Deixe secar e coloque a cenoura ralada.

Molho (receita da Bela Gil):
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
3 cenouras, descascadas e cortadas em pedaços médios
1/2 beterraba grande, descascada e cortada em pedaços médios
1/2 cebola picada
2 dentes de alho picado
1 colher (chá) de vinagre de maçã ou de arroz
2 colheres (sopa) shoyu
3 copos de água
1 colher (sobremesa) de orégano seco
1 folha de louro
1 pitada de noz-moscada
2 ou 3 colheres (chá) sal marinho
1/2 xícara manjericão fresco picado + 1/4 de xícara para o final

Aqueça o azeite, adicione a cebola e o alho e cozinhe, mexendo de vez em quando, por cinco minutos, até que as cebolas fiquem translúcidas. Em seguida, adicione a cenoura, a beterraba, a água, o orégano, a folha de louro, sal, manjericão e tampe a panela. Deixe ferver. Abaixe o fogo e cozinhe por cerca de 30 minutos, até que os vegetais estejam bem macios. Bata a mistura com um mixer e ajuste o tempero se necessário. Adicione a outra metade do manjericão picado, o shoyu, vinagre, noz moscada, e leve ao fogo por mais cinco minutos.

panq espinafre-3-1 panq espinafre-2-1
Gente, esse molho é simplesmente delicioso! Fica parecendo molho de tomate, porém sem aquela acidez característica, e não tem gosto de beterraba. Vale a pena experimentar!
{Ana}

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>