O bolo que quase não sai…

bolo_laranja_casquinhas-1-1

Mais um carnaval se foi. Apesar de estar tudo acelerado, sempre dá aquela sensação de que agora o ano vai começar de verdade. Vocês também acham isso?

Esse ano não deu pra gente viajar como gostaríamos. Então, planejei um monte de coisas pro feriado, incluindo organização da casa, execução de algumas receitas para postar aqui, produção das lasanhas de massa fresca que faço pra vender. Acontece que aproveitei o momento para descansar e acabei não fazendo a metade do que tinha planejado. Tanto eu como o Nêgo tivemos trabalho em alguns dias. O que é sempre ótimo! Aproveitamos os dias de folga para assistir alguns filmes, encontramos amigos e também saímos em alguns bloquinhos de rua aqui em Brasília. Levanta a mão quem também tomou chuva!!! \o/

Para despedir do feriado delicioso, já com gostinho de saudade, fiz um bolinho de laranja. Perfeito para acompanhar um cafezinho mais demorado. Afinal de contas, tem laranja nessa cozinha ou não tem?

bolo_laranja_casquinhas-2-1

Bolo de laranja sempre foi dos meus favoritos. Adoro não só o sabor, mas também o cheiro delicioso que ele espalha na casa quando está assando. Quando eu fazia bolo meio de olho, sem muita medida, sempre acertava a mão. Entretanto, comecei a anotar as receitas para padronizar e o de laranja não estava me agradando todas as vezes que eu fazia. Estudei algumas receitas e fiz minhas adaptações. Eis que meu favorito ganha novamente meu coração.

Mas esse bolinho perfumado quase não sai. Quando fui bater os primeiros ingredientes no liquidificador, a lâmina desencaixou do copo e já deu pra imaginar o desastre que virou a cozinha, né? Minha vontade era de sair correndo, depois de xingar muitos palavrões, claro! Tinha decidido que não ia fazer bolo mais. Ainda bem que o Nêgo chegou bem na hora e me acalmou. Ele sabe me acalmar como ninguém. “Poxa… você vai desistir? Agora que fiquei morrendo de vontade de comer um bolinho de laranja bem delicioso.” Ok, ele venceu. Limpei a bagunça e comecei tudo de novo. Ainda bem! :)

bolo_laranja_casquinhas-4-1

Bolo de laranja sem leite:

3 ovos

100 ml de óleo

1 laranja bem madura

200g de açúcar (xícara)

180g de farinha de trigo (aproximadamente 1 xícara e meia)

1 colher de sopa de fermento em pó

Calda:

1 laranja

2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro

Corte a laranja com as cascas mesmo, retirando as sementes e aquela partezinha branca do meio pra não amargar. Bata no liquidificador os ovos, o óleo e os pedaços de laranja. Adicione o açúcar e bata mais um pouco. Em uma tigela, peneire a farinha, o fermento e em seguida junte a mistura do liquidificador. Misture a massa até incorporar e ficar homogênea e asse em forno pré-aquecido a 180°. Aproveite o cheirinho delicioso. Faça o teste do palito. Se sair limpinho, está pronto!

Misture o suco de uma laranja com o açúcar de confeiteiro e pincele no bolo ainda morno.

bolo_laranja_casquinhas-2-1

bolo_laranja_casquinhas-3-1

Que tal decorar com umas casquinhas de laranja cristalizadas? ;-)

{Ana}

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>