Muffins de banana com chocolate

muffins_banana-9-1

Muffins são uns bolinhos de origem inglesa, que na verdade surgiram como pães e hoje têm essa carinha de bolo. São menos doces e perfeitos para acompanhar um chá ou café. Os muffins são bem parecidos com seus primos cupcakes, mas existem algumas diferenças de textura, forma de preparo e sabor, não se limitando apenas à presença ou não de cobertura.

Os muffins são preparados na mão mesmo, sem uso de batedeira, pois são massas um pouco mais densas, não tão aeradas como cupcakes ou outros bolos. Isso não quer dizer que são duros ou embatumados, viu? São bolinhos macios e úmidos, entretanto um pouco mais densos. A gordura utilizada é em forma líquida e os ingredientes são apenas misturados, sem bater muito. São usados todos os ingredientes na própria massa, diferentemente dos cupcakes em que são inseridos recheios e coberturas depois do bolo assado. O muffin pode ser muito versátil, aceitando diferentes frutas e combinações, tendo inclusive versões salgadas. Por fim, tendo em vista que é um bolinho muito consumido no café da manhã, tem o sabor menos doce.

Só sei dizer que me apaixonei por essa receita! Simples assim. É um sucesso em casa ou no meu trabalho, quando levo para vender. O tamanho é ideal, você não precisa de talher para partir, já come com a mão mesmo e sem sujeira, o sabor é equilibrado, é muito rápido e fácil de fazer, isso sem falar no cheiro que invade a casa quando esses pedacinhos de felicidade estão no forno. Tenho certeza que você também vai se apaixonar!

1 ovo
80g de manteiga derretida
60ml de leite
140g de açúcar
11/2 xícara de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
3 bananas amassadas grosseiramente
80g de chocolate meio amargo em gotas ou picado
Em uma tigela, bata levemente o ovo com um fouet e adicione a manteiga, o leite e o açúcar, misturando até dissolver um pouco o açúcar. Junte a farinha de trigo e o fermento de uma vez, mexendo apenas até incorporar todos os ingredientes. Por fim, adicione as bananas e o chocolate. Divida em forminhas de cupcakes e asse em forno pré-aquecido a 180º. O tempo vai variar a cada forno. Então, faça o teste do palito.
Essa receita rende 10 muffins.
Dicas:
1. Amasse uma banana e pique as outras duas se você gostar de sentir os pedacinhos de banana na massa.
2. Reserve algumas gotas de chocolate para colocar por cima da massa.
3. Retire os muffins da fôrma logo que tirá-los do forno. Se tiver uma grade para deixar os bolinhos esfriando, melhor ainda.
4. E se você for como eu e o Pedro, vai experimentar o muffin ainda quente. Esquece aquela história de que bolo quente dá dor de barriga, vai…

muffins_banana-6-1 muffins_banana-3-1 muffins_banana-1-1

{Ana}

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>