Meu queridinho molho pesto

pesto-2-1

Quando comi pela primeira vez molho pesto, foi paixão à primeira garfada. Um primo do meu pai fez em casa para acompanhar um macarrão. O sabor me agradou demais! Mas outras vezes que comi em restaurantes ou que comprei pronto não gostei tanto. Então, a solução foi fazer pesto em casa, pra chamar de meu.
Sei que o pesto genovês tradicional deve ser pilado, pois “pesto” vem do verbo “pestare”, que significa socar… Sei também que existem outras divergências, especialmente com relação ao uso de castanhas ou nozes no lugar de pinoli. Mas como não sou profissional da cozinha, tenho licença poética, ok? Então fiz um pesto processado e com castanhas-do-pará (ou seria castanhas-do-brasil?).
Não se trata de uma receita com tudo medidinho, pois faço bem no olho mesmo. Esse é meu jeito de ser na cozinha! Hahahahaha

Você vai precisar de:
Castanhas-do-pará (mais ou menos seis a oito castanhas)
Folhas de manjericão lavadas (1 a 1 ½ xícara)
Alho (dois dentes)
Azeite de oliva de boa qualidade
Queijo parmesão ralado
Sal a gosto
Primeiro processo as castanhas rapidamente. Faço no processador, mas acredito que no liquidificador também dê certo. E se você tiver um pilão, melhor ainda! Depois acrescento os dentes de alho, as folhas de manjericão e azeite para facilitar o processamento. Gosto quando o manjericão sobressai e chama mais atenção do que as castanhas. Então é bom ir experimentando e colocando mais se for o caso. Fui tirando as folhinhas do meu pezinho de manjericão, processando e experimentando, então não sei a quantidade exata, mas devo ter usado cerca de uma xícara e meia de folhinhas. O que tenho em casa é aquele da folha mais graúda. Por fim, acrescento o queijo e mais azeite aos pouquinhos e vou misturando até ficar uma pasta. Se necessário, adicione sal. É muito simples e rápido de fazer. Não processe por muito tempo para não alterar a cor. Apenas o suficiente para triturar grosseiramente os ingredientes. Está pronto! Pode usar na massa, em torradinhas, sanduíches, na salada… enfim, só usar a criatividade. É um molho muito versátil! E dos meus preferidos.
{Ana}

pesto-1-1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>