Eu chamo de frango cremoso… há quem chame de fricassé

frango cremoso-2-1

Tive um dia de folga no trabalho e queria fazer um almocinho gostoso para esperar o Nêgo chegar da faculdade. Vi que tinha peito de frango no freezer, milho e creme de leite na despensa… na mesma hora o Tico atiçou o Teco e deu a ideia de fazer um frango cremoso. Receitinha simples e que funciona. A parte mais chata é desfiar o frango. Depois dessa missão cumprida, vai na fé que o resto é bem fácil!

Como ele não gosta de milho na comida, resolvi fazer um creme de milho para misturar no frango. Então, enquanto o frango cozinhava, preparei o creme.

creme_de_milho-2-1

Creme de milho:

1 lata de milho com a água da conserva

1/2 cebola grande picada

2 dentes de alho picados

1 colher de sopa de manteiga

Gengibre a gosto (esse é opcional! se você não gostar, não coloque)

pimenta do reino e sal a gosto

1 caixinha de creme de leite

Primeiro refoguei a cebola na manteiga até começar a suar e então coloquei o alho. Quando o alho começou a dourar, coloquei um pedacinho pequeno de gengibre, só pra dar um gostinho diferente mesmo, e acrescentei o milho. Se você estiver usando milho verde, que por sua vez não tem água de conserva, basta ajustar a consistência com um pouco de água ou leite. Deixei cozinhar uns minutinhos, temperei com sal e pimenta do reino e apaguei o fogo. Bati esse refogado no liquidificador com o creme de leite. Tá pronto!

Frango cremoso:

1 peito de frango cozido e desfiado

1/2 cebola grande picada

4 dentes de alho picados

Alho poró fatiado bem fininho

1 xícara de molho de tomate (usei caseiro com pedacinhos de tomate)

1 xícara de azeitonas picadas

2 colheres bem generosas de requeijão cremoso

Cheiro verde a gosto

Noz moscada a gosto

Sal e pimenta do reino a gosto

Creme de milho que você já aprendeu aí em cima

Queijo parmesão ralado para gratinar

Um monte de gente diz que peito de frango é muito sem graça. Pode ser se não for bem temperado. Eu cozinho o frango com uns  galhos de tomilho e sal. Quando esfriar o suficiente para você não queimar seus dedinhos, desfie o frango e reserve. Refogue a cebola e o alho (coloque o alho um pouco depois da cebola) em um pouco de azeite. Vai no olho mesmo! Depois, adicione o alho poró e refogue mais uns minutinhos. Acrescente o frango a esse refogado, temperando com sal, pimenta do reino, noz moscada e o que mais você achar que fica bom. Vá mexendo com carinho e acrescente o molho de tomate.

Parênteses… Faça seu molho de tomate, vai! É muito mais saudável, não tem pêlo de rato e é muito fácil de fazer. Prometo que vou postar minha receita aqui. Sempre mantenho potinhos de molho de tomate no freezer para usar quando precisar. Gosto dele mais rústico, com pedacinhos. Fica uma delícia!

Voltando… Coloque o molho de tomate aos poucos, apenas para dar um pouco de umidade. Pode ser que não vá toda a xícara. Se você não tiver molho caseiro, talvez seja melhor usar uns dois tomates picados sem pele no refogado antes de colocar o frango. Pode ser que esses molhos prontos deixem tudo muito vermelho e não é essa aparência que a gente quer. Quer dizer… não é a aparência que eu gosto. Se você quiser, você pode tudo! hahahahaha

Cozinhe por alguns minutos, para o frango pegar bem os temperos, pingando água se necessário. Por fim, coloque o requeijão, o cheiro verde picadinho, as azeitonas e o creme de milho. Transfira o frango para um refratário, cubra com queijo parmesão ralado e leve ao forno médio para dourar. Se você gostar, pode colocar batata palha quando retirar do forno. Como não tinha batata palha em casa, o meu foi sem.

Nêgo já chegou em casa elogiando o cheiro que vinha do forno. Ganhei mais um tanto de elogios, cheiros e beijinhos enquanto a gente almoçava. Funciona, minha gente! Vai por mim! ;-)

creme_de_milho-3-1

frango cremoso-1-1 frango cremoso-2-1

Se fizerem a receita, nos digam o que acharam. Postem foto no Instagram e nos marque. Por falar nisso, já nos segue por lá? Somos @temlaranja

{Ana}

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>