Cupcake de cenoura e um siricutico de tpm

cupcake_cenoura-6-1

- Nêgo, estou com desejo. Mas é um desejo muito específico. Cupcake de cenoura com cobertura de brigadeiro. Só que não é bolo, como os que eu faço… é cupcake! Eu disse que era bem específico… rs

- Delícia! E onde a gente acha?

- Se você comprar cenoura, a gente acha em nossa casa mesmo. :)

Foi mais ou menos assim que o siricutico por doce causado pela tpm se materializou em deliciosos cupcakes.

Primeiro fiz um brigadeiro matador, cremoso e lisinho e deixei esfriando na geladeira. Depois, resgatei umas forminhas de cupcakes que estavam fazendo aniversário no armário, fiz a massa, assei, esperei esfriar (essa foi a parte difícil, pois amo bolo quente!). Não precisei rechear porque já assei o bolinho com recheio. Yes!!! Ia pegar um bico de confeiteiro para colocar a cobertura, mas sabe… eu queria algo com aquela cara de guloseima de mãe numa tarde chuvosa, que é a cara que a gente procura dar pra nossa comida. Então, coloquei a cobertura com uma pequena espátula mesmo, girando o bolinho e espalhando o brigadeiro delicadamente, mas sem a preocupação de ficarem todos iguaizinhos. Por fim, finalizei com confeitos e pronto… a gente já podia se deliciar!

Eu estava muito cansada depois de uma maratona de trabalho bem pesada nos últimos dias, mas o siricutico falou mais alto e me deu a energia necessária para trocar uma bela sessão de filme no sofá pelo fogão. Quando vi aqueles bolinhos prontos, meu corpo inteiro sorriu, como criança diante de mesa de aniversário na hora do Parabéns. E lá estávamos em pleno dia de semana, rebeldes e transgressores, nos permitindo esse deleite gastronômico, bobo, mas com o conforto de um colo com cafuné.

Para o brigadeiro:

- 1 lata de leite condensado

- 1 caixinha de creme de leite

- 2 colheres de sopa bem cheias de chocolate em pó

- 1 colher de sopa de manteiga

Levar ao fogo baixo, mexendo sem parar, até a massa soltar da panela (ponto de enrolar). Depois, colocar em um refratário e esperar esfriar.

Para o cupcake:

- 2 ovos

- 80ml de óleo

- 1 cenoura pequena descascada e cortada em cubos ou rodelas

- 1/2 xícara de açúcar

- 1 xícara de farinha de trigo

- 1 colher de chá de fermento em pó

Bater os ovos e o óleo no liquidificador. Acrescentar a cenoura e bater mais um pouco até ficar totalmente triturada. Em seguida, adicionar o açúcar batendo mais um pouco. Em uma tigela, peneire a farinha de trigo, o fermento e despeje o líquido do liquidificador, mexendo delicadamente até incorporar.

Coloque as forminhas de papel nas formas para cupcake e preencha com a massa até sobrar mais ou menos um dedo para a borda (se encher muito, pode derramar massa e tudo desandar!). Asse em forno pré-aquecido a 180º, fazendo o teste do palito para ver se os bolinhos estão completamente assados. Espere os bolinhos esfriarem para rechear e decorar com a cobertura.

Essa receita rendeu sete bolinhos desses. O brigadeiro sobrou… Você pode comer de colher, enrolar ou comer do jeito que achar melhor. :)

brigadeiro-1-1 cupcake_cenoura-1-1 cupcake_cenoura-7-1 cupcake_cenoura-2-1

Você pode rechear daquele modo tradicional, fazendo um buraquinho e colocando o recheio. Mas vi uma ideia muito legal no Pinterest e resolvi testar. Enrolei os brigadeiros, passei na farinha de trigo, coloquei dentro da massa ainda crua e fiz o acabamento com massa, pra esconder o recheio. Não é que deu certo? ;-)

{Ana}

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>