Ceviche de tilápia

ceviche-3-1

A temperatura aumenta um pouquinho e a gente já pensa em ceviche. É um jantar perfeito para noites quentes. Eu amo comida bem quente, faça chuva ou faça sol. Sou daquelas que ama sopa em qualquer época do ano. Mas claro que sempre há exceções!

Quando comi ceviche pela primeira vez, eu estava numa fase de mal de peixe cru (que já passou). Mas como me disseram que o peixe cozinhava no limão, experimentei. E gostei muito. Hoje, graças ao Pedro que me ensina um monte de coisas da faculdade dele, sei que o peixe, na verdade, sofre uma desnaturação pela acidez do limão. O peixe muda a textura, mas não chega a cozinhar. Então não é bem correto dizer que o peixe cozinha no limão.

Gostei tanto do prato que aprendi a fazer a meu modo. Não é um tradicional ceviche peruano, com batata doce e milho, mas tá valendo! Usei apenas peixe branco, cebola, pimenta, coentro e limão. Compartilho com vocês o modo como eu faço, pois não há muita medida. Vai mais do gosto de cada um.

6 filés de peixe branco (usei tilápia, mas pode ser robalo ou outro peixe branco de sua preferência)

1 cebola roxa média

1 pimenta dedo de moça

Coentro, sal e limão a gosto

Começo pelas cebolas e aqui vai uma dica bem bacana: corto em tirinhas fininhas e as coloco de molho em água gelada por aproximadamente uns dez minutos. Isso vai tirar aquela acidez da cebola crua. Nesse tempo, tiro as sementes da pimenta e pico em pedacinhos bem pequenos. Pico o coentro também. Sei que muita gente detesta coentro, mas olha… ele é essencial nesse prato. Eu que amo coentro, coloco bastante. Por último, limpo o peixe e corto em cubinhos do mesmo tamanho, nem muito grandes e nem muito pequenos. Pelo menos tento! Sempre sai um menorzinho para atrapalhar a estética do negócio. Na verdade, nem é só questão estética. É importante ser tudo do mesmo tamanho para estar tudo na mesma textura.

Você vai precisar de duas tigelas. Uma maior e uma menor. Na maior, coloque alguns cubos de gelo e, depois, a tigela menor por cima. Tipo um banho-maria invertido. Isso é importante para não deixar a temperatura do peixe elevar. Na tigela menor, coloque o peixe, as tirinhas de cebola, a pimenta e o coentro picadinhos. Tempere com limão, sal e pimenta do reino a gosto. Se estiver muito ácido, você pode adicionar um pouquinho de suco de laranja. Mas bem pouquinho mesmo, apenas para quebrar a acidez do limão. Eu usei limão siciliano e limão cravo, que não são tão ácidos, então nem precisei da laranja. Reserve na geladeira por alguns minutos para incorporar melhor os sabores e sirva em seguida.

Outra forma de fazer, usando leche de tigre

Se quiser, pode fazer o leche de tigre, ou leite de tigre, para temperar o ceviche. Normalmente eu só misturava todos os ingredientes, como descrevi acima, mas dessa vez resolvi fazer com leite de tigre para experimentar. É bem simples e achei que fica mais saboroso!

Bata no liquidificador um pouco da cebola que já está cortada em tirinhas e descansando na água gelada, um dente de alho, pedacinhos de gengibre, aparas do peixe (não coloque muito senão o caldo fica muito grosso. experiência própria! rs), suco de limão, sal, pimenta do reino, um pedacinho da pimenta dedo de moça que você já picou anteriormente. Se ficar muito grosso, basta adicionar um pouco de água gelada. Coe esse líquido e você terá o leite de tigre. Use esse leite para temperar o ceviche.

Então, siga o preparo normalmente, misturando o peixe, as tirinhas de cebola, pimenta dedo de moça picadinha e coentro, mas em vez de adicionar o limão, sal e pimenta do reino, tempere com o leite de tigre.

O ceviche pode ser tanto uma entrada como um prato principal. Nesse dia, foi nosso jantar. A gente gosta tanto que faço bastante pra gente comer só aquilo. E se tem uma coisa da qual tenho certeza é que o Nêgo fica muito feliz quando chega em casa e sabe que nosso jantar será ceviche. :)

Essa quantidade de peixe dá pra três pessoas comerem bem.

ceviche-5-1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>