Casquinhas de laranja cristalizadas

casq-laranja-1-1

Sempre achei muito chique degustar casquinhas de laranja cristalizadas com café! Um luxo! O amargozinho com o doce e todo o perfume das cascas de laranja se combinam perfeitamente. Mas, sei lá por qual motivo, achava que era muito difícil fazer as tais casquinhas. Pra minha surpresa, é super fácil. Tá… um pouco trabalhoso, mas não é difícil. Vou provar por A + B! ;-)

Você vai precisar de:

3 laranjas

1 xícara de açúcar

1 xícara de água

açúcar para secar

Se você usar laranja Bahia, as casquinhas ficam mais bonitas, mas dá certo com laranja comum também. A parte chata é cortar as casquinhas, tirando aquele branquinho delas. Corte as laranjas em duas partes no sentido do comprimento. Depois, corte cada uma dessas partes em duas. Depois, cada partezinha em mais duas. Resumindo, você cortará cada laranja em oito partes. Retire a polpa da laranja e também aquela parte branquinha. Mas ó… se tirar muito do branquinho, elas ficam meio ressecadas. Então, gosto de deixar um pouquinho da parte branca pra elas ficarem mais macias. Fatie as cascas em palitinhos. Eu gosto de deixar as casquinhas de molho em uma tigela com água na geladeira de um dia pro outro. Acho que ficam menos amargas. Mas esse passo é opcional.

Então, no dia seguinte, escorra as casquinhas e leve para o fogo cobertas com água até ferver. Dispense essa água, cubra com água limpa e coloque para ferver novamente. Faça esse procedimento três vezes.

Depois disso, leve ao fogo a água, o açúcar e as casquinhas de laranja. Vá mexendo e espere essa calda secar um pouco, mas sem ficar muito grossa. Quando começar a engrossar, desligue o fogo. Dispense o excesso de calda (ou reserve em um vidrinho para usar como um meladinho com gostinho de laranja). Cubra o fundo de uma assadeira com açúcar e coloque as casquinhas por cima. Dê uma balançadinha para elas não grudarem uma na outra. Deixe as casquinhas secando por algumas horas. Eu costumo deixar na assadeira de um dia pro outro e só depois armazeno em um vidro.

Agora é só usar em bolos, sobremesas ou comer purinhas mesmo. Como disse no início do post, acompanha um café que é uma beleza!

casq-laranja-2-1

Aqui vai uma recomendação. Se você não quiser beliscar essas casquinhas o dia inteiro, tire de perto de você. Elas viciam. É sério! ;-)

{Ana}

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>