Bolo de mexerica

bolo_mexerica-2-1

Chegou a época dessas frutinhas saborosas, perfumadas e que têm vários nomes… mexerica, tangerina, bergamota, mimosa, laranja-cravo, clementina. Eu chamo de mexerica e é uma das minhas frutas preferidas. Adoro!

Na chácara dos meus pais tem muita e eu me esbaldo! Só não gosto daquele sumo que fica na mão. É o tipo de coisa que não dá pra comer escondido de jeito nenhum. hahahahaha

Olhando a sacola de mexericas que veio no fim de semana, fiquei pensando no que poderia fazer com elas. Lógico que a primeira ideia foi um bolo!

3 ovos

4 mexericas

100ml de óleo

1 xícara de açúcar

2 xícaras de farinha de trigo

1 colher (sopa) de fermento em pó

1 pitada de sal

Descasque as mexericas, tire as sementes e o máximo que puder daqueles fiapos brancos e pelinhas, pois eles podem amargar. Pique as frutas em tamanhos pequenos. Bata no liquidificador os ovos e o óleo. Adicione as mexericas e bata mais um pouco. Adicione açúcar e bata mais um pouco, só pra misturar. Em uma tigela, peneire a farinha, o fermento e o sal. Despeje a mistura do liquidificador e mexa delicadamente até incorporar todos os ingredientes. Coloque a massa em forma untada e enfarinhada e asse a 180° por aproximadamente 40 minutos ou até o palito sair limpo no teste do palito.

Fiz uma calda com suco de duas mexericas e duas colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro. Levei ao fogo e deixei reduzir um pouco. Pincelei a calda sobre o bolo ainda morno. Entretanto, já aviso logo… essa calda ficou um pouco amarga. Ficou boa com o bolo. Eu e o Nêgo aprovamos. Entretanto, se você não curte muito sabores amargos, deixe a calda de lado. O bolo já fica ótimo sem ela! :)

bolo_mexerica-1-1 bolo_mexerica-3-1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>