Bolo de mexerica
Chegou a época dessas frutinhas saborosas, perfumadas e que têm vários nomes… mexerica, tangerina, bergamota, mimosa, laranja-cravo, clementina. Eu chamo de mexerica e é uma das minhas frutas preferidas. Adoro!
Na chácara dos meus pais tem muita e eu me esbaldo! Só não gosto daquele sumo que fica na mão. É o tipo de coisa que não dá pra comer escondido de jeito nenhum. hahahahaha
Olhando a sacola de mexericas que veio no fim de semana, fiquei pensando no que poderia fazer com elas. Lógico que a primeira ideia foi um bolo!
3 ovos
4 mexericas
100ml de óleo
1 xícara de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal
Descasque as mexericas, tire as sementes e o máximo que puder daqueles fiapos brancos e pelinhas, pois eles podem amargar. Pique as frutas em tamanhos pequenos. Bata no liquidificador os ovos e o óleo. Adicione as mexericas e bata mais um pouco. Adicione açúcar e bata mais um pouco, só pra misturar. Em uma tigela, peneire a farinha, o fermento e o sal. Despeje a mistura do liquidificador e mexa delicadamente até incorporar todos os ingredientes. Coloque a massa em forma untada e enfarinhada e asse a 180° por aproximadamente 40 minutos ou até o palito sair limpo no teste do palito.
Fiz uma calda com suco de duas mexericas e duas colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro. Levei ao fogo e deixei reduzir um pouco. Pincelei a calda sobre o bolo ainda morno. Entretanto, já aviso logo… essa calda ficou um pouco amarga. Ficou boa com o bolo. Eu e o Nêgo aprovamos. Entretanto, se você não curte muito sabores amargos, deixe a calda de lado. O bolo já fica ótimo sem ela! 🙂