Bolinho de arroz de forno

bolinho de arroz-6-1

Quando o assunto é aproveitamento de arroz, a primeira ideia que vem à cabeça é bolinho de arroz. Não é verdade? E não é porque o bichinho é comum que deixa de ser uma ótima e deliciosa opção. Sem preconceitos!

Acontece que bolinho de arroz é aquele tipo de petisco que cada um faz de um jeito. Então, resolvi compartilhar aqui a minha receita, especialmente depois de algumas pessoas experimentarem e me perguntarem como eu faço. Abafa o causo do bolinho que quase virou tragédia culinária e vamos à receita que dá certo sem muitas emoções. Aliás… tem uma emoçãozinha pequena, mas falo no final. Afinal de contas, o que é uma vida sem emoções?

Primeiro eu processei cenoura, talos e folhas de coentro (a ideia não é aproveitar?) e alho. Depois, acrescentei o arroz cozido e processei até ficar tudo bem moidinho. Tem gente que faz bolinho de arroz com os grãos praticamente inteiros… eu faço assim moidinho pra nem perceber que é arroz e também para não precisar de farinha de trigo. Vira uma massa. Ótimo para colocar umas coisinhas nutritivas e melhorar a alimentação de quem é chatinho para comer. Tem cara de salgadinho tranqueira, mas dá pra incrementar com um monte de ingredientes saudáveis!

Voltemos à receita… enquanto processo o arroz, vou adicionando um fio de azeite, queijo ralado, pimenta do reino, sal. Não coloquei pimenta dedo de moça porque ia receber em casa uma lactante que não podia comer pimenta, mas fica ótimo! Por fim, acrescento um ovo e misturo bem (umas pulsadas no processador) para dar liga. Não precisei de farinha de trigo, mas se o seu ficar muito molinho, adicione farinha aos pouquinhos só até dar ponto de enrolar. Massa pronta, é só enrolar, rechear cada bolinho com um quadradinho de muçarela e levar ao forno para dourar. A muçarela é opcional, mas pense bem naquele queijo derretido dentro do seu bolinho… Fica demais! Não testei fritar, mas se você preferir frito, teste e me fale se deu certo, ok?

1 cenoura

Coentro ou salsa a gosto

2 dentes de alho

3 xícaras de arroz cozido

3 colheres de sopa de queijo ralado

Sal e pimenta do reino a gosto

1 ovo

Muçarela cortada em quadradinhos para rechear (opcional)

bolinho de arroz-1-1 bolinho de arroz-2-1 bolinho de arroz-3-1

Essa receita rendeu essa assadeira cheia. Acho que mais de 30 bolinhos.

bolinho de arroz-4-1 bolinho de arroz-5-1

E você deve estar se perguntando sobre a emoçãozinha… Ou já esqueceu? Bem… como a textura da massa é bem leve, os bolinhos dão uma grudadinha na assadeira. Já testei untar com manteiga e não funcionou. Dessa vez, tive a ideia de usar papel manteiga e também não adiantou muito. Não é nada demais… só tirá-los com um pouquinho de cuidado. Da próxima vez, vou testar untar e polvilhar farinha de trigo na assadeira pra ver se dá certo. Oremos!

{Ana}

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>