Antepasto de Berinjela de microondas

antepasto berinjela-2-1

Calma! Antes de ir embora ao ler microondas, dê um crédito à receita… Confesso que não sou muito adepta ao eletrodoméstico e subutilizo o meu. Fiz uma cara de paisagem quando uma colega de trabalho me deu essa receita. Para provar que fica bom mesmo (acho que ela percebeu minha falta de empolgação com a receita do antepasto), ela levou um pouquinho pra mim. Adorei! Quebrei mais um preconceito e fui pra cozinha testar esse antepasto e dei meu braço a torcer. Fica uma delícia! E nem precisa dizer que é muito mais rápido e fácil do que no forno, né? Fiz minhas adaptações e aqui está:

2 berinjelas cortadas em tirinhas finas
1 pimentão vermelho em tirinhas
1 pimentão verde em tirinhas
1 pimentão amarelo em tirinhas
2 cebolas cortadas em tirinhas
4 dentes de alho inteiros
1 xícara de azeite
1/2 xícara de vinagre
folha de louro, orégano, sal e pimenta a gosto
passas (opcional)
azeitonas (opcional)

Coloque as tirinhas de berinjela numa vasilha funda, salpique um pouco de sal e leve ao microondas em potência máxima por 5 minutos. Passado esse tempo, aperte bem as berinjelas para tirar todo o caldo que se forma no fundo da vasilha. Usei uma peneira.
Acrescente os pimentões, tempere com sal ou outro tempero que preferir (usei um sal temperado com ervas maravilhoso que o Nêgo fez pra mim) e leve ao microondas por mais cinco minutos. Depois disso, acrescente as cebolas. Misture separadamente o azeite, vinagre, pimenta do reino, orégano, os dentes de alho levemente amassados com a lâmina da faca, azeitonas e as passas, se você gostar. Eu detesto! rs Regue os legumes com essa mistura e mais cinco minutos de microondas. Mexa bem e mais cinco minutos de microondas. Espere esfriar para acertar o tempero, se necessário. Está pronto!
Leve para a geladeira para incorporar bem os temperos e use como acompanhamento para pães, torradas, saladas. O ideal é servir depois de uns dias, pra apurar bem o sabor.

antepasto berinjela-1-1

{Ana}

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>